História

I

Em 1935 começaram a surgir na cidade de Faro torneios de Futebol. Na sequência desses torneios entre os diversos bairros da cidade, um pequeno grupo de rapazes do bairro do Bom João (João Joaquim de Brito, António Joaquim Failde Júnior e José Pacheco Torradinho) fundaram o Clube de Futebol “Os Bonjoanenses” Faro a 4 de Maio de 1935.

Passados alguns meses estava constituída a primeira Direcção do Clube de Futebol “Os Bonjoanenses” Faro, cujo primeiro presidente foi o Sr. Joaquim Narigão Teixeira e assumiram os restantes lugares da Direcção os Senhores José Pereira Morais, António Maria de Castro, Manuel Lopes Correia e António dos Santos.

Seguindo o exemplo dos restantes Clubes da Cidade de Faro, escolheram o Clube de Futebol “Os Belenenses” para seu padrinho, passando a ser a 24ª filial do grande Clube de Belém.

 Actualmente é a 6ª Filial.

A par do Futebol, o Ping-Pong (Ténis de Mesa) foi a modalidade de maior incremento, resistindo até aos nossos dias.

Por volta de 1938, os encargos exigidos, a burocracia e a falta de um campo próprio levam à desistência da modalidade de Futebol, surgindo o Basquetebol.

Os jogos eram disputados num campo de jogos no Centro da Zona do Bom João, em terreno anexo à Sede.

O Basquetebol veio para ficar enraizado não só a nível do Clube como de toda a cidade de Faro.

Com altos e baixos o Basquetebol e o Ténis de Mesa foram  os desportos mais importantes para o Clube.  Outras modalidades foram surgindo mas nunca chegaram a incrementar-se.

Por exemplo o Ciclismo também esteve representado numa Volta à Portugal.

Como Clube representante de um bairro a sua função social e cultural nunca foram descuidadas. Exemplo disso foi a forte ligação que sempre manteve com a Casa dos Rapazes, a participação nas  Marchas Populares que se realizavam na Alameda João de Deus, conquistando por dois anos consecutivos o primeiro lugar, a participação nas corridas de barcos alegóricos na Praia de Faro. E quem não se lembra dos famosos bailes do Bonjoanense, muitas vezes acompanhado a piano e ainda os famosos bailes da Pinha, tradição que se foi perdendo.

 

Em Futebol no ano 1948/49 vencem todos os adversários e triunfam na prova máxima da Província - O CAMPEONATO DISTRITAL, nas categorias de reserva e honra.

 

Em 1949/50 repete-se a proeza na categoria de HONRA, trazendo para o Clube a taça referente a duas conquistas sucessivas do título.

 

Em 1976 o Clube movimentava cerca de 80 atletas espalhados pelas modalidades de Basquetebol, Futebol de Salão e Ténis de Mesa.

 

Em 1985 o Clube de Futebol "Os Bonjoanenses" de Faro participou na 1ª Divisão Nacional de Ténis de Mesa.

 

Na época 1987/88 os Cadetes, de Ténis de Mesa conquistaram o 1º e 2º lugar por equipas a nível regional.

 

Na época de 1987/88 as classes de Iniciados e Juvenis femininos de Basquetebol conquistaram os primeiros lugares a nível regional.

 

Os Juvenis na modalidade de Basquetebol disputaram o Campeonato Nacional tendo sido classificados em 3º lugar.

 

O Clube não acompanhou o aumento populacional do bairro do Bom João, não se adaptou a esta realidade e estagnou.

Em 2009 a direcção actual aceitou o desafio de gerir os destinos do Clube de Futebol “Os Bonjoanenses” Faro, por entender que um Clube Histórico, filial do Clube de Futebol “Os Belenenses” e Instituição de Utilidade Pública, tem um papel social e desportivo importante a desempenhar, não só perante o seu bairro, mas e também perante a Cidade de Faro, do qual não se deve excluir.

Mantendo a génese desportiva, Ténis de Mesa e Basquetebol, implementou-se a modalidade de Futsal, assumindo desde então uma estratégia para a prática desportiva polivalente, inserida no contexto desportivo regional, e que permitisse desenvolver as capacidades e potencialidades dos nossos jovens.

Tendo como estratégia a formação, foram criadas em 2013 as Escolas de Formação de Basquetebol e Ténis de Mesa e já em 2014 a Escolinha de Futsal.

A época desportiva 2014/2015 marca o significativo reconhecimento da actividade do Clube no desenvolvimento do basquetebol nacional.

Com o lema “Em Faro, formação é aqui” a Secção de Basquetebol envolve mais de 80 atletas que participam nas competições Federadas, nos escalões de Minis 8/10 MF, Mini 12, Sub-14 e Sub-16:

De realçar as classificações obtidas na presente época desportiva

Sub-14

- Campeonato Regional (1º classificado Grupo B e apuramento para Final 4)

- Taça do Algarve (1º classificado)

- Torneio de Encerramento (3º classificado)

- Torneio Internacional Castelo Branco (1º classificado em 2 das provas técnicas realizadas)

 

 Minis 8/10 M/F

- Convívios sob organização da Associação Basquetebol do Algarve

- Etapa Nacional Circuito Mário Lemos de Grandola

- Torneio Internacional Castelo Branco (1º classificados em 4 das provas técnicas realizadas)

 

- Organização do convívio Mini 8 e Mini 10 integrado nas comemorações 25 Abril. Tratou-se do maior convívio organizado esta época no Algarve para estes escalões e contou com a participação de mais de 100 crianças (6 clubes, 12 equipas);

 

- Organização da 1ª edição do Torneio Internacional Faro U 10 com a participação das equipas do C.F.”OS Belenenses”, C.A.B.Grandola, Ayamonte Baloncesto, Col. Oficina Divertida e C.F.”Os Bonjoanenses”. Este evento foi considerado pelo Comité Nacional Minibasquete da Federação Portuguesa Basquetebol para integrar as etapas nacionais do Circuito Mário Lemos.

  

-3X3 Summer Street Basketball, torneio aberto de basquetebol noturno ao ar livre para 3 escalões (Minis 8/10/12; Sub-14/16 e Sub-99).

 

 

Ao que diz respeito ao Ténis de Mesa, o Clube de Futebol “Os Bonjoanenses” Faro é o único Clube da Cidade de Faro que possui esta modalidade Olímpica, destacamos a participação de cerca de 30 atletas.

- Campeões Distritais por equipas na época desportiva 2013/2014

- Participação na Taça de Portugal – Tendo sido eliminado nas meias finais pelo Sporting Clube de Portugal.

- Em 2014/2015 Participação no Campeonato Nacional 2ª Divisão Zona Sul, tendo obtido o 6 lugar.

- Participação nos campeonatos distritais com uma equipa B.

- A Escola de Ténis de Mesa tem vindo a desenvolver o seu trabalho de forma sustentada.

- Realização do Torneio de Ténis de Mesa do Clube de Futebol “Os Bonjoanenses” Faro, que já vai na segunda edição.

 

O Futsal, modalidade recente no Clube, mas que tem vindo a desenvolver-se, nomeadamente no que diz respeito à formação.

2013/2014 – Equipa Futsal Sénior Feminina

 – Vencedora da Taça do Algarve Futsal Sénior Feminino

– Participação na Taça Nacional de Futsal Sénior Feminino

 

2014/2015 – Vencedores do Campeonato Distrital de Futsal Iniciados

- Realização do Torneio de Juniores Masculinos

 

Alguns atletas têm sido chamados a representar as seleções regionais nos diversos escalões.

Ao nível do desporto adaptado, estamos a dar os primeiros passos.

Privilegiámos a formação desportiva como veículo de desenvolvimento psicomotor, de integração social desempenhando o nosso papel de Instituição de Utilidade Pública, possibilitando ainda, por via da parceria quer com a UAALG Desporto, que futuros licenciados na área do desporto possam estar em contato com a realidade.

Em sintonia com o desporto tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades culturais e sociais as quais se destacam:

- Reedição dos bailes da Pinha

- Realização de Tertúlias e exposições diversas;

- Realização dos Jogos Florais que já vão da 4 edição;

- Encenação e realização de Pequenas Peças de Teatro

- Colaborando quer com a Câmara Municipal de Faro, quer com a União de Freguesias de Faro (Sé-São Pedro) em eventos como a Festa do Vizinho ou  Comemorações do 25 de Abril.

 

Fevereiro de 2013 – Atribuição por parte da Junta de Freguesia da Sé da Medalha de Mérito, sob o lema “O Renascer de um Clube”.troduza aqui a história e o palmarés do seu clube

CFBF acaba de ganhar o troféu 5000 visitas 5 meses
Clube de Futebol "Os Bonjoanenses" Faro 1 ano
Justdrink 1 ano
Campeonato Distrital de Futsal Iniciados Masculinos 1 ano
José Costa mais de 2 anos
LERY MERLIN mais de 2 anos
Sub-14 Masculinos mais de 2 anos
Criação do site mais de 2 anos